Avaliação Funcional Breve (AFB)
AFB - Avaliação Funcional Breve
A avaliação Funcional Breve busca verificar se há indícios de perda de capacidade funcional que prejudiquem que o idoso a realizar suas atividades diárias. Este instrumento pode ser aplicado por qualquer profissional da área de saúde, desde que seja treinado para fazê-lo.
A AVB também é útil para direcionar a avaliação geriátrica ampla, que pode ser conduzida a partir dos principais indicadores da capacidade funcional.
As áreas de teste são: Visão, audição, Incontinência Urinária, AVD/AIVD, braço, perna, nutrição, estado mental, depressão, ambiente no domicílio, apoio social.
Este instrumento foi criado por Lachs et al., em 1990, para ser aplicado em unidade básicas de saúde ou consultórios, por qualquer profissional da área de saúde. Nele há 11 itens – perguntas, aferições antropométricas e testes de desempenho – que permitem avaliar as áreas prejudicadas ou comprometidas com mais frequência na pessoa idosa, que são: visão, audição, membros superiores e inferiores, continência urinária, nutrição, cognição e afeto, atividades de vida diária, ambiente domiciliar e suporte social.
A partir da aplicação deste teste é possível identificar, de maneira rápida e sistematizada, os domínios funcionais que necessitarão de uma avaliação mais detalhada para que sejam estabelecidos diagnósticos e planejamentos de intervenções.