Atividade da Vida Diária - AVD

AVD – Atividade da Vida Diária

A escala AVD, também chamada de escala de Katz, busca verificar a forma como o idoso realiza as atividades básicas do dia-a-dia relacionadas a seu autocuidado. São avaliados seis itens: banho, vestir-se, uso do vaso sanitário, transferências, continência e alimentação.
Apesar de ter sido desenvolvida por Katz, a escala que usamos é fruto do trabalho de Valéria Lino, médica, que fez uma adaptação cultural no teste.

A aplicação desse instrumento é feita em dois momentos: no primeiro, as perguntas são feitas ao idoso; depois, a seu acompanhante. Este procedimento é feito porque há casos em que a percepção do paciente, inclusive sobre si mesmo, está alterada, logo é importante que se tenha o parecer do acompanhante sobre a mesma situação.

Cada um dos seis itens da escala avalia a dependência ou não do indivíduo em outra pessoa para realizar as atividades diárias anteriormente citadas (banho, vestir-se, uso do vaso sanitário, etc). Deve-se apresentar as três alternativas presentes em cada item, e será assinalada aquela que mais se assemelhar com a condição do idoso. Ao lado de cada alternativa há a letra I ou D; I significando independência ou D significando dependência. São essas letras que serão computadas como scores no fim do exame.

É importante ressaltar que, mesmo havendo divergência no que for informado pelo idoso e seu acompanhante, a resposta do idoso é mantida.
Para a avaliação de cada um destes itens, é necessário se pensar em uma espécie de algoritmo: que etapas envolvem este processo? Em que ordem devem ser executadas? É importante que o examinador esteja ciente do que é necessário para que determinada atividade seja realizada de forma completa, pois só assim ele poderá verificar se o idoso é ou não dependente.

No final do teste é calculado o número de itens no qual o idoso foi caracterizado por ter uma condição de dependência. O score total vai de zero a seis. Possuindo score zero, o indivíduo é considerado independente. Neste teste, quanto maior o score, maior é a dependência que o indivíduo possui em outros.