Mini Exame do Estado Mental (MEEM)
MEEM - Mini Exame do Estado Mental
Este instrumento foi concebido por Folstein et al., em 1975, para avaliar a cognição. O tempo de aplicação deste varia entre 10 e 20 minutos. Possui 19 itens que abrangem diversos domínios cognitivos: orientação (temporal e espacial), memória, atenção e cálculo, praxia e linguagem.
O teste inicia-se com o seguinte enunciado:
“O Sr(a) tem algum problema com a sua memória? Eu posso fazer algumas perguntas a respeito de sua memória?”
Em seguida são feitas as 19 perguntas que avaliam os domínios já citados. Oteste apresenta algumas palavras em negrito, que indicam que as mesmas devem ser lidas alto, clara e lentamente pelo examinador. No final de algumas perguntas há palavras em parênteses palavras que podem ser substituições para as perguntas. Caso o examinado acerte a questão, marca-se um ponto. Caso erre, marca-se 0.
No fim do teste soma-se todas as pontuações. A partir dessa soma, haverá um score. Espera-se de uma pessoa não alfabetizada o score de, no mínimo, 15. Caso apresente um valor abaixo deste, considera-se que a pessoa apresenta um indicativo distúrbio cognitivo. Já em examinados com alguma escolaridade (com escolaridade acima de um ano), admite-se que, pontuando 23 ou menos, há indicativo de distúrbio cognitivo.