POMA
Orientações: O idoso fica em pé com o examinador no final do trajeto determinado (sem obstáculos). Usa seu dispositivo de auxílio à deambulação usual. O examinador solicita que o percorra o trajeto em seu passo usual. O examinador observa um componente da marcha por vez. Para alguns componentes o examinador caminha atrás do indivíduo em avaliação; para outros, o examinador anda próximo. Pode requerer várias tentativas para completar o teste.
** O examinador pode também pedir ao idoso para andar com “passos mais rápidos que o usual” e observar se os dispositivos da marcha são utilizados corretamente.
***Um sinal de marcha anormal pode refletir problema inicial neurológico ou musculoesquelético diretamente relacionado com o achado ou refletir uma manobra compensatória de outro problema mais antigo.
Anormalidades podem ser corrigidas por um dispositivo de auxílio à deambulação como uma bengala; O examinador deve também observar com e sem o dispositivo, se possível.
Achado anormal é usualmente uma manobra compensatória, além de um problema primário.
Orientações: O indivíduo em avalaição inicia o teste sentado em uma cadeira firme de encosto reto e sem braços. Instabilidade é definida como agarrar-se em objetos para apoio, cambalear, movimentar os pés (sapatear), ou movimentos de oscilação de tronco excessivos, pressão (cutucão) no esterno.